Fevereiro


O inverno numa aldeia de camponeses. Vemos os habitantes se aquecendo junto ao fogo, enquanto, no segundo plano,
a vida cotidiana — corte da madeira, conduzir os animais à feira — segue seu curso.

A mais antiga paisagem de neve na história da arte ocidental dá-nos uma imagem lírica e encantadora da vida de aldeia no fim do inverno, com as ovelhas no redil, as aves esfomeadas esgravatando na eira e uma criada aquecendo as mãos com o bafo, enquanto vai correndo para junto das companheiras à lareira (a parede da frente foi suprimida para benefício do contemplador); a meia distância um aldeão corta lenha para o lume e outro conduz um burro carregado para a povoação ao longe.
Paisagem, interiores e exteriores arquiteturais estão harmoniosamente unidos no espaço atmosférico profundo. Até as coisas impalpáveis e efêmeras como o hálito gelado da criada, o fumo enovelado da chaminé e as nuvens se tornaram representáveis na pintura.
(H. W. Janson)

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