COMO PUBLICAR
O problema único da edição é trazer um fato
individual para a vida coletiva.
Robert Escarpit

Se a escrita é um ato individual e solitário, o processo pelo qual o texto se torna livro envolve o talento, a habilidade e a ação articulada de uma diversidade de profissionais. Este processo, pontuado pelo diálogo com o autor, segue no ESCRITÓRIO DO LIVRO as seguintes etapas:


Apresentação de originais

O ESCRITÓRIO DO LIVRO publica obras relacionadas ao livro, sua história e feitura, aos seus vários ofícios, à escrita e à leitura, pelo enfoque das mais diversas disciplinas (história, arte, design, editoração, sociologia, comunicação, antropologia, educação, biblioteconomia, estudos da tradução, literatura...), e em diferentes gêneros textuais (ensaio, coletânea de artigos, tese, dissertação ou TCC, entrevista, ficção...).

Ao submeter seu projeto, o autor recebe um pré-orçamento (estimativa de custos com base no número de laudas) e, sendo este aprovado, o texto é encaminhado ao conselho editorial da editora.


Conselho Editorial

Formado por pesquisadores doutores de reconhecida excelência em âmbito nacional e internacional, e/ou profissionais do livro com destacado percurso em suas respectivas áreas de atuação, o |CONSELHO EDITORIAL| realiza uma primeira leitura do texto e retorna ao autor dois pareceres por escrito justificando a relevância, ou não, de sua publicação. Atento a aspectos como a coerência do projeto, seu rigor científico (no caso de pesquisas acadêmicas), a correção e clareza da linguagem, o Conselho poderá eventualmente sugerir alguns ajustes ou adequações.


Edição

A editora então propõe, levando em conta as especificidades da obra e as expectativas do autor, um orçamento preciso dos custos editoriais e um prazo para publicação (média de 90 dd. a partir da assinatura do contrato). Os custos editoriais englobam:


Contrato & Direitos autorais

O contrato de edição é assinado tão logo sejam conversados e acertados os detalhes de publicação, o prazo e as formas de pagamento.
Cabe sublinhar que o autor permanece o detentor exclusivo dos direitos patrimoniais sobre sua obra — da qual poderá dispor livremente sem qualquer ônus para com a editora —, e o único beneficiário do lucro que a mesma venha a trazer. Mantém, além disso, total controle sobre sua difusão e comercialização, uma vez que recebe, terminado o processo de edição, os arquivos correspondentes


Divulgação & Comercialização

O ESCRITÓRIO DO LIVRO realiza a divulgação da obra através de seu mailing, de suas mídias sociais e de seu site, o qual poderá expor, além da própria versão digital, eventual material de apoio como resenhas, entrevistas, etc.

Os exemplares impressos poderão ser comercializados através do site da editora, se for desejo do autor, e ao preço estipulado por ele. Sendo instantaneamente informado a cada pedido realizado, este terá então a opção de responsabilizar-se pessoalmente pela venda, ou deixá-la a cargo da editora mediante uma porcentagem referente a custos de remessa.

INFORMAÇÕES
ENVIO DE ORIGINAIS

editora@escritoriodolivro.com.br

A EDITORA | CONSELHO EDITORIAL | PUBLICAÇÕES