APRESENTAÇÃO
Algo só é inteiramente dito quando é dito a alguém:
tal é o sentido do ato de publicar.
  Robert Escarpit

Desde 2001, o ESCRITÓRIO DO LIVRO se dedica à pesquisa sobre o objeto livro e busca contribuir para um melhor conhecimento de sua história, suas artes e ofícios. Através de suas publicações, ou deste site com seu consistente acervo de textos e materiais disponíveis — iniciativas realizadas informalmente à margem de uma microempresa de tradução — consolidou-se afinal como um espaço de referência para os leitores e estudiosos da área. Em 2016, num desdobramento natural dessa trajetória e para melhor lhe dar continuidade, institui-se efetivamente como uma editora.


uma editora com uma proposta singular,
especializada em livros sobre o livro,
impressos e digitais,
com ênfase na pesquisa acadêmica (mas não só)

e orientada pela premissa de que
conhecimento, ideias e descobertas só fazem pleno sentido
quando são compartilhados.


dentro de um mundo editorial em mutação:

Em mais uma das tantas revoluções que pontuam sua história há mais de dois mil anos, o livro hoje se redescobre em novas formas de produção, difusão e consumo, e até se ensaia num novo suporte. Mas enquanto, ao ritmo vertiginoso de nossa época, os atores de sua vasta cadeia — do autor ao leitor, do gráfico ao livreiro — são levados a repensar e reformular suas práticas, permanece inalterado

o papel mediador da edição em seus dois gestos essenciais:


EDITAR (do latim edere, trazer ao mundo) · Preparar um texto para dá-lo ao mundo é uma técnica-arte que requer, independentemente do suporte ou dos recursos empregados, uma especial sensibilidade para os aspectos verbais e visuais da língua escrita. Já que um livro não é apenas o que diz seu texto — é a forma que, e como, o diz: o desenho das letras alinhadas na página, os espaços brancos, a qualidade da revisão... são muitos os elementos expressivos que, interpretados pelo leitor, orientam a leitura do texto e participam da construção de seus significados. No ESCRITÓRIO DO LIVRO, o cuidado com o texto em seus múltiplos aspectos, reflexo de um duplo compromisso com o autor e com o leitor, é o que dá forma a suas edições.

PUBLICAR (do latim publicare, trazer a público) · Tornar o texto acessível ao maior número de indivíduos oferece nos nossos dias um peculiar desafio: nunca se publicou tanto, mas tamanha é a pluralidade de escolhas que os livros custam a encontrar seus leitores, e vice-versa. Uma situação ainda mais espinhosa quando se trata da produção científica: nunca se pesquisou tanto mas, voltados para um público específico, trabalhos dos mais relevantes falham em ser acolhidos por um editor, e quando o são, raramente chegam às livrarias.

Entre as muitas mudanças trazidas pela evolução tecnológica, porém, surge com força de evidência uma luz no fim do túnel: o caminho que une o autor ao leitor já não passa necessariamente por complexas redes de distribuição e comercialização. A internet, no que dá alcance imediato e universal à comunicação humana, revela-se uma preciosa aliada na transmissão dos textos e das obras. E permite que o publicar, menos preso a vicissitudes ou contingências comerciais, se reinvente em propostas inovadoras — aptas a abalar, inclusive, a dinâmica multissecular da relação autor x editor x leitor.
Afinado com as demandas e circunstâncias da publicação contemporânea, o ESCRITÓRIO DO LIVRO

disponibiliza o seu site para difusão livre e irrestrita da versão digital de suas edições.

Com isso, oferece ao autor — o qual mantém por contrato plenos direitos sobre sua obra — a possibilidade de
  divulgá-la direta e imediatamente a um número insuspeitado de leitores;     valorizá-la pelo aval de um conselho editorial especializado e a inserção num espaço de reconhecida legitimidade na área;    apresentá-la num ambiente virtual exclusivo, porque focado numa temática precisa, mas inclusivo em sua abertura multidisciplinar, uma configuração que tende a favorecer o diálogo entre autores e leitores, e dos pesquisadores entre si.

Assim, e se é razão de ser do editor a mediação entre um autor e seu leitor, o ESCRITÓRIO DO LIVRO quer contribuir para estreitar a comunicação entre eles, agilizando, inclusive, um retorno efetivo à sociedade no que tange às pesquisas realizadas. E contribuir, ao agregar pesquisadores de diferentes disciplinas em torno de um eixo comum, para fortalecer a reflexão em torno do objeto livro.


| Dorothée de Bruchard |
editora



COMO PUBLICAR | CONSELHO EDITORIAL | PUBLICAÇÕES